• Logo Arena MRV
  • Logo Galo Na Veia
  • Logo TV Galo
  • Logo Instituto Galo
  • Logo Loja do Galo
  • Logo Ético
Doe órgãos

Galo apoia Campanha de Doação de Órgãos

Telão da Arena MRV irá exibir mensagens no jogo deste sábado

23/9/2023 07:59
compartilhe

 

Dia 27 de Setembro é o Dia Nacional da Doação de Órgãos. O Clube Atlético Mineiro está ao lado do MG Transplantes e da FHEMIG, Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais, para incentivar a doação de órgãos no estado.

Na partida contra o Cuiabá, neste sábado (23), às 21h, pela 24ª rodada do Brasileiro, vídeos gravados pelos atletas, que visam impulsionar a campanha de doação, serão exibidos nos telões da Arena MRV. Uma faixa também irá circular pelo gramado.

A enfermeira do Atlético Elen Figueiras, de 36 anos, diabética desde os oito, que realizou transplante de rins em dezembro de 2021, irá participar do anúncio da escalação do Galo. Ela ficou três anos na lista de espera.

Segundo dados da Fhemig, desde 2020 o aumento de cirurgias realizadas é significativo. Em 2021, houve um aumento de 10% comparado com o ano anterior. Já em 2022, o crescimento de transplantes foi de 15%. Até fevereiro deste ano, o aumento já chega a 30%. De junho de 2022 até fevereiro deste ano, a captação de órgãos também cresceu 30%.

Até julho, a lista de espera para a realização de transplantes chegava a quase seis mil pessoas. A maioria está na fila aguardando córnea ou rim.

Ainda de acordo com a Fhemig, a fila de espera é nacional e regionalizada por estado. Se existe um doador em Minas, os órgãos ficam no estado, a não ser que não haja receptores compatíveis. Neste caso, os órgãos são ofertados para o resto do país.

A inscrição em lista de espera é realizada por um médico que avalia e acompanha o paciente.

Um único doador de órgãos e tecidos pode beneficiar oito ou mais pessoas que aguardam por um transplante. Para a família que perde um ente querido, decidir doar é uma forma de ressignificar a dor e levar esperança para outras pessoas. Por isso, é tão importante conversar com os familiares e expressar a vontade de doar.