• Logo Arena MRV
  • Logo Galo Na Veia
  • Logo TV Galo
  • Logo Instituto Galo
  • Logo Loja do Galo
  • Logo Ético

Galo apresenta novo CIGA, setor de Analytics e parceria com StatsBomb

18/5/2021 14:03
compartilhe

O Clube Atlético Mineiro apresenta mais uma iniciativa pioneira e inovadora no futebol brasileiro. Trata-se da criação do novo CIGA (Centro de Informação do Galo), que tem o propósito de embasar as decisões do Clube nas questões ligadas ao futebol, através da utilização de modernas ferramentas de análise, entre elas a da inglesa StatsBomb.

Até recentemente, o CIGA, inaugurado há cerca de 3 anos, estava voltado exclusivamente para a análise de mercado (observação de jogos). Com a nova configuração, o CIGA passa a ter hoje quatro departamentos: o de captação (voltado para as categorias de base); o de análise de desempenho (que engloba todas as categorias a partir do sub-15 até o profissional, do Clube e também de adversários); o de analytics (que avalia jogadores com minutagem em jogos profissionais, independentemente da idade); além do departamento de análise de mercado que, embora já existente, ganhou robustez: em 2020, por exemplo, foram observados quase 1500 jogos completos, contra 3000 que devem ser avaliados em 2021.

O departamento de Analytics é o primeiro do gênero no futebol brasileiro. Tem como foco a análise de dados quantitativos de atletas e equipes. Para iniciar este departamento, o Galo anuncia que firmou parceria inédita no mercado brasileiro de futebol, com a StatsBomb, para fornecimento de informações sobre todos os jogos e atletas de interesse do Atlético, de forma confiável e detalhada.

O CIGA está ligado à Diretoria de Futebol, comandada por Rodrigo Caetano, e também irá implementar um banco de dados próprio para o Atlético:

“Com essa iniciativa, todas as informações coletadas serão do Atlético e permanecerão no Clube, independentemente dos profissionais que estiverem no departamento”, afirma Alessandro Brito, gerente do CIGA.

StatsBomb – Especializada em coleta e análise de dados do futebol, a StatsBomb tem, hoje, uma base de 13 mil jogos coletados à disposição do Atlético, e oferece mais de 3400 eventos por partida, em dezenas de ligas e competições em todo o mundo. Junto com os dados, o Clube terá acesso total à StatsBomb IQ, plataforma de análise de futebol mais avançada do mundo.

Com essas informações, os profissionais do setor de Analytics poderão, por exemplo, avaliar dados sobre a expectativa de gol a partir de um chute realizado; assim como coletar informações sobre a atuação de jogadores sem a bola.

Pelos métodos atuais e tradicionais de análise, um provedor só consegue coletar dados quando um jogador está com a bola. Graças à tecnologia inovadora da StatsBomb, será possível acompanhar atletas que exerçam funções táticas dentro de campo, ainda que sem encostar na bola, conforme preconiza o futebol moderno.

Com base nesses números, o Galo conseguirá, através do departamento de Analytics, construir relatórios muito completos e evoluídos sobre atletas, para submetê-los às avaliações da diretoria de futebol.

Para se ter uma ideia da relevância da ferramenta, cinco dos oito semifinalistas da UEFA Champions League e UEFA Europa League utilizam a plataforma StatsBomb.

“Essa tecnologia enriquece sobremaneira a análise de dados. Um exemplo interessante é a possibilidade de avaliar os resultados da pressão que um defensor exerce sobre o adversário”, diz Plínio Signorini, CEO do Galo.

“Vamos ganhar competitividade”, afirma Rodrigo Picchioni, um dos gerentes do departamento de Analytics do Galo. “Inovar é um dos nossos objetivos e ser o primeiro departamento de Analytics do Brasil a ter o melhor provedor de dados do mundo é mais um exemplo disso”, completa Pedro Picchioni, outro gerente do mesmo setor.