Fluminense é o único time que o Atlético ainda não enfrentou pela competição
Dos oito possíveis adversários do Galo nas oitavas de final da Libertadores deste ano, somente ainda não cruzou o caminho alvinegro na principal competição de clubes da América Latina. O Fluminense é o único time que pode ser adversário inédito para o Atlético no torneio.
Os demais integrantes do Pote 1 (Olimpia, Boca Junior, Racing, Independiente del Valle, Palmeiras, Internacional e Athletico-PR) já fazem parte da história do Galo na disputa.
O Olimpia, do Paraguai, foi o adversário na decisão da Libertadores de 2013, conquistada pelo Atlético. Além desses dois jogos da final, as equipes se enfrentaram outras quatro vezes na competição, em 1972 (Fase de Grupos) e 1981 (Fase de Grupos).
Contra o Boca Juniors, o Galo jogou nas edições de 1978 (Semifinais) e 2021 (Oitavas). O Racing foi adversário nas oitavas de final da Libertadores de 2016. Já os equatorianos do Independiente del Valle estiveram no caminho atleticano nas Libertadores de 2016 e 2022, em ambas na Fase de Grupos.
Brasileiros
O Palmeiras foi adversário do Galo nas edições de 2021 (semifinal) e 2022 (quartas de final). Foram quatro empates em quatro jogos. Em 2015, o Atlético enfrentou o Internacional nas oitavas de final. Já o Athletico-PR cruzou o trajeto alvinegro em duas edições. Na atual, na fase de grupos, e em 1999, nas oitavas de final.
Sorteio
O sorteio das oitavas de final será na próxima quarta-feira (5), às 13h (horário de Brasília), em Assunção, no Paraguai. Além da definição dos jogos, será conhecido também o chaveamento para a sequência da competição.
Nas oitavas o Galo fará o primeiro jogo como mandante, que será entre os dias 1 e 3 de agosto. A volta está programada para os dias 8, 9 e 10/08.