Com mais um show da Massa Atleticana, que cantou alto na Arena Independência, o Galo manteve a chance de disputar a Libertadores pelo 6º ano consecutivo ao vencer o Grêmio por 4 a 3, neste domingo, em jogo emocionante. A partida foi válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado positivo no Horto, o Atlético chegou a 54 pontos, terminou o Brasileirão em 9º lugar e, agora, depende de uma conquista do Flamengo na Copa Sul-Americana para entrar na principal competição continental. A equipe carioca enfrentará o Independiente, da Argentina, na final do torneio.
O time gaúcho ficou à frente no placar em três oportunidades e o Galo buscou a virada com gols de Otero, dois golaços de falta, Elias e Fred.
GALERIA DE FOTOS DO JOGO
Crédito: Bruno Cantini / Atlético
O JOGO
O Atlético foi ao ataque na cobrança de escanteio de Otero pela direita e a zaga gremista afastou o perigo. Em seguida, o venezuelano fez novo cruzamento pela direita e a defesa gaúcha fez o corte pelo alto. O Galo teve outra chance no arremate de Valdívia, por cima do gol.
Aos oito minutos, Robinho recebeu passe de Fábio Santos pela esquerda, cruzou rasteiro e a bola atravessou a pequena área. Em nova chance alvinegra, Otero cobrou falta pela direita e Gabriel desviou para fora.
Na oportunidade seguinte, Otero recebeu passe de Robinho pela direita e cruzou para a finalização de Fred, defendida pelo goleiro Bruno Grassi. Aos 20, Victor fez boa defesa na conclusão de Jean Pyerre.
O primeiro gol do jogo quase saiu aos 22 minutos, quando Elias tabelou com Fred e finalizou para a grande defesa de Grassi. O goleiro gremista voltou a fazer ótima intervenção no chute de Otero, que aproveitou bola escorada por Fred na entrada da área.
Elias acertou o travessão aos 29 minutos, em chute da entrada da área. Quatro minutos depois, o Grêmio fez 1 a 0 com Jean Pyerre.
A reação atleticana foi imediata, com Elias marcando após outra boa tabela com Fred na entrada da área.
Aos 44, Pepê fez 2 a 1 para a equipe gaúcha. Mas, aos 47, Fred sofreu falta na entrada da área e Otero cobrou com perfeição para empatar o jogo: 2 x 2.
SEGUNDO TEMPO
O Galo retornou do intervalo com Gustavo Blanco no lugar de Adilson e chegou ao ataque pela primeira vez no cruzamento de Bremer, cortado pelo zagueiro gremista. Em seguida, Otero cobrou escanteio e Bremer cabeceou para fora.
Aos oito minutos, Fábio Santos cruzou pela esquerda, Robinho tentou ajeitar de cabeça e a defesa gaúcha afastou o perigo. O Galo buscou o ataque no cruzamento de Elias, interceptado pelo goleiro gremista.
Os visitantes fizeram o terceiro gol aos 15 minutos, com Batista. Logo depois, Luan entrou no lugar de Valdívia e, em sua primeira chance, cabeceou para fora, à direita do gol.
Aos 20 minutos, Robinho cruzou pela esquerda e Fred cabeceou para empatar a partida: 3 x 3.
Victor fez grande defesa aos 22 minutos, em finalização de Jean Pyerre. Aos 25, Gustavo Blanco recebeu ótimo passe de Fred e parou na defesa de Bruno Grassi.
Bremer deixou o campo aos 31 minutos para a entrada de Rafael Moura. No ataque seguinte, Fábio Santos cruzou pela esquerda e Fred cabeceou para fora.
Rafael Moura teve chance aos 33, mas completou para fora o cruzamento de Fábio Santos. Aos 37, Gustavo Blanco foi expulso por falta na intermediária.
O jogo foi interrompido aos 38 minutos, em razão de uma queda de energia.
Aos 53, Otero fez um golaço em cobrança de falta da intermediária, garantindo a vitória e mantendo viva a esperança atleticana de disputar a Libertadores pela 6ª vez seguida.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO 4 x 3 GRÊMIO
Motivo: Campeonato Brasileiro – 38ª rodada
Data: 03/12/2017
Hora: 17h
Estádio: Arena Independência
Cidade: Belo Horizonte (MG)
Público: 19.116
Renda: R$327.010,00
Gols: Jean Pyerre (33′ – 1º T), Elias (36′ – 1º T), Pepê (44′ – 1º T), Otero (47′ – 1º T) (52′ – 2ºT), Batista (15′- 2º T), Fred (20′ – 2º T)
Árbitro: Marcelo Aparecido R. de Souza (CBf-SP)
Assistentes: Anderson José de Moras Coelho (CBF-SP) e Bruno Salgado Rizo (CBF-SP)
Cartões amarelos: Robinho, Adilson, Elias, Victor, Leonardo Silva, Fábio Santos (Atlético); Dionathã (Grêmio)
Cartão vermelho: Gustavo Blanco (Atlético)
Atlético
Victor; Bremer (Rafael Moura), Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Adilson (Gustavo Blanco), Elias, Valdívia (Luan) e Otero; Robinho e Fred. Técnico: Oswaldo de Oliveira.
Grêmio
Bruno Grassi; Felipe, Ruan, Emanuel e Conrado; Balbino, Machado, Pepê e Jean Pyerre (Matheus); Dionathã e Lucas Poletto (Batista). Técnico: César Bueno. Técnico: César Bueno.