• Logo Arena MRV
  • Logo Galo Na Veia
  • Logo TV Galo
  • Logo Instituto Galo
  • Logo Loja do Galo
  • Logo Ético
Superclássico

Hora de decidir

Galo recebe Flamengo em superclássicos pelo Brasileiro e a Copa do Brasil

16/6/2022 13:49
compartilhe

Chegou a hora da maior rivalidade interestadual do Brasil entrar em campo. O Galo recebe o Flamengo no Mineirão em duas partidas importantes nos próximos dias. No domingo, 19, os times enfrentam-se pelo Campeonato Brasileiro. Na quarta-feira, 22, jogam pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

A história do confronto entre Galo e Flamengo completa 93 anos hoje. Em 16 de junho de 1929, os dois times se enfrentaram pela primeira vez em amistoso no estádio Antônio Carlos, em Belo Horizonte, com vitória por 3 a 2 para o time carioca.

Mas foi nos anos 80 que a rivalidade cresceu. Donos dos dois melhores elencos do futebol nacional à época e com vários representantes de ambos os lados na Seleção Brasileira, Galo e Flamengo protagonizaram as polêmicas disputas da final do Campeonato Brasileiro de 1980 e do Grupo 3 da Copa Libertadores de 1981, ocasiões em que o Atlético foi absurdamente prejudicado pela arbitragem. Voltaram a duelar em 1987, pelas semifinais da Copa União.

Em 2014, o superclássico aconteceu na semifinal da Copa do Brasil, em confronto memorável para o torcedor alvinegro: depois de perder o primeiro jogo por 2 a 0, no Maracanã, o Galo venceu o segundo por 4 a 1, no Mineirão, e garantiu a vaga na final do torneio, do qual se tornaria campeão após vencer o Cruzeiro duas vezes na final.

A decisão mais recente também foi favorável ao Galo. Em 20 de fevereiro deste ano, os dois times se enfrentaram na Supercopa do Brasil, na Arena Pantanal. A disputa envolve os campeões do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, mas, como o Atlético venceu as duas competições em 2021, o Flamengo se classificou por ter sido vice-campeão brasileiro. Após empate por 2 a 2 no tempo normal, o Atlético venceu a emocionante disputa de pênaltis por 8 a 7 e sagrou-se supercampeão do Brasil.


Crédito: Clube Atlético Mineiro/Pedro Souza

Além dos confrontos decisivos, há outros momentos memoráveis para o torcedor Atleticano quando o assunto é o superclássico diante do Flamengo. Como os três gols do artilheiro Guilherme, na vitória por 3 a 0, pelo Campeonato Brasileiro de 1999. Ou o belo gol do meia argentino Jesus Dátolo, na vitória por 4 a 1, pelo Brasileiro de 2015, no estádio Independência. Dátolo recebeu a bola na entrada da área, girou dando uma caneta no adversário e bateu com estilo para marcar o quarto gol do Galo na partida.

Ao longo dos 93 anos de confronto, Galo e Flamengo enfrentaram-se 121 vezes. Pelo Brasileirão, em 68 jogos, o Atlético venceu 27, empatou 15 e perdeu 26, marcou 98 gols e sofreu 84.

Em Belo Horizonte, foram 65 confrontos, com 26 vitórias alvinegras, 21 empates e 18 derrotas, 103 gols a favor e 81 contra. A maior goleada do Atlético sobre o Flamengo é também a maior do confronto. Foi pelo placar de 6 a 1 e aconteceu no dia 14 de novembro de 2004, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro, no estádio Ipatingão.

Com sete gols, Reinaldo é o maior artilheiro do Galo no confronto, seguido por Lôla, com seis, e Éder Aleixo e Guilherme, com quatro gols cada.