• Logo Arena MRV
  • Logo Galo Na Veia
  • Logo TV Galo
  • Logo Instituto Galo
  • Logo Loja do Galo
  • Logo Ético
SOLIDARIEDADE MUSICAL

Instituto Galo inaugura Projeto Musical

Oficinas de Orquestra e Charanga são oferecidas a crianças e adolescentes do entorno da Arena MRV

17/10/2022 17:52
compartilhe

Fotos: Bruno Sousa / Atlético

Com presença das primeiras crianças e adolescentes inscritos, o Instituto Galo inaugurou hoje, 17, seu Projeto Musical, que oferece oficinas de Orquestra e Charanga a meninos e meninas do entorno da Arena MRV. A iniciativa tem o patrocínio da Kaizen Gaming e parceria com a Orquestra Jovem das Gerais e o Sindicato Nacional dos Policiais Rodoviários Federais de Minas Gerais.

“Um trabalho com crianças e adolescentes do entorno do futuro estádio do Galo, a Arena MRV, atende à nossa missão de transformar a vida das pessoas a partir do amor pelo Clube”, diz a presidente do Instituto Galo, Maria Alice Coelho.

Para o coordenador da Orquestra Jovem das Gerais, instituição responsável pelas aulas de teoria e prática musical, Renato Almeida, a união das culturas do esporte e da arte é um dos maiores benefícios do projeto. “Para nós é importante ter essa parceria porque amplia nossa atuação”, afirma.

A inauguração do projeto nesta tarde, no Centro de Experiências da Arena MRV, reuniu patrocinador, parceiros, alunos matriculados, dirigentes e apoiadores do Instituto Galo e o presidente do Galo, Sérgio Coelho, além de diretores do Clube.

As oficinas de Orquestra e Charanga contam com 113 meninos e meninas atendidos, com aulas gratuitas de teoria musical e aulas práticas instrumentais.

ÁLBUM DE FOTOS DO EVENTO
Lançamento do Projeto Musical Instituto Galo 17.10.2022

O Instituto Galo
O Instituto Galo foi lançado oficialmente em junho de 2021 para desenvolver e executar as ações de responsabilidade social e ambiental do Atlético. As ações se dão em parcerias com instituições e pessoas físicas interessadas nestas causas. “Não há nenhum aporte financeiro do Clube”, ressalta o CEO Thiago Camargo. O modelo é pioneiro no futebol nacional.

A atuação do Instituto é baseada em três pilares: ações solidárias, pelas quais já beneficiou mais de 50 mil pessoas em todo o Estado; campanhas de conscientização sobre temas relevantes para a sociedade, com as quais alcançou mais de 300 mil pessoas; e o Galo Doido Solidário, que consiste em visitas do mascote do Clube, o Galo Doido, a hospitais e escolas públicas de Minas Gerais.

A Orquestra Jovem das Gerais
Fundada em 1997 pelos músicos mineiros Renato Almeida e Rosiane Reis, a Orquestra Jovem das Gerais (OJG) é uma iniciativa voltada para a promoção do desenvolvimento humano por meio do acesso à arte, cultura e educação. O projeto oferece oficinas de instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), sopros (flauta transversal, oboé e clarinete) e percussão a crianças e jovens de comunidades de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social.

A partir da educação musical, a Orquestra Jovem das Gerais busca a inserção destes jovens na sociedade, despertando o talento artístico e gerando oportunidades culturais e profissionais. Diante deste cenário, o projeto pretende contribuir para a formação cidadã dos alunos e a transformação da realidade e justiça social. Mais de 2 mil alunos já passaram pela Orquestra, que completa 25 anos em novembro de 2022.