Em entrevista à TV Galo, o diretor médico do Atlético, Rodrigo Lasmar, reiterou que os rígidos protocolos de saúde aplicados no Clube e nas competições da CBF e da Federação Mineira vêm surtindo efeito e demonstrando que o futebol é um ambiente seguro em relação ao contágio pelo coronavírus.
Rodrigo Lasmar destacou que a CBF publicou um estudo detalhado, com uma análise de tudo que aconteceu no Campeonato Brasileiro do ano passado, milhares de testes e pessoas acompanhadas ao longo de 38 rodadas da competição. Segundo ele, todos os clubes foram diretamente supervisionados por uma comissão especial da CBF.
O referido estudo contou com a participação de médicos, especialistas da área e pessoas da área de logística, e mostrou que o contato durante o jogo não é causador de risco para a transmissão de coronavírus. Isso porque esse contato é muito rápido, não é duradouro e ocorre em ambiente aberto.
“Não ocorreu nenhuma situação específica de contágio durante as partidas”, afirmou. “Isso nos dá a tranquilidade de mostrar que o futebol é seguro, quando todas as medidas protetivas são tomadas”, disse.
Lasmar observou que os protocolos estão sendo seguidos não apenas no Atlético, mas todos os clubes afiliados à CBF, e que esses protocolos foram desenvolvidos por pessoas que entendem, especialistas, infectologistas, médicos e cientistas, que sabem os riscos que existem e as situações que precisam ser controladas.
“Tudo isso me dá a segurança de continuar trabalhando e seguir mostrando aos nossos atletas que todos o esforço que tem sido feito tem sido válido”, afirmou.
Confira outros pontos abordados por Rodrigo Lasmar:
Orientação – “É frequente. Semana passada, fizemos uma palestra para os jogadores e reforçamos os cuidados e diretrizes que seguimos, o protocolo orientado pela CBF e Federação Mineira. Então, é sempre importante conscientizar o atleta para que ele possa levar essa informação para sua casa e ter a tranquilidade de que está em um ambiente seguro”.
Mensagem ao torcedor – “As pessoas precisam se cuidar e o distanciamento social é fundamental. O contágio só acontece com contato próximo, prolongado, sem uso de máscaras. O cuidado em levar as mãos à boca, olhos, nariz, o uso do álcool em gel com frequência, lavar as mãos sempre que possível e usar máscara, que é fundamental. Evitar aglomerações. São recomendações importantes para segurar o contágio, até que a população esteja vacinada”.
Importância da continuação das competições – “O futebol é a grande paixão do brasileiro e representa mais um estímulo para que ele possa ficar em casa, saber que ele vai poder acompanhar o futebol. Isso vai fazer com que ele continue envolvido com essa situação e tenha um estímulo a mais para ficar em casa”.
Acesso à Cidade do Galo – “Procuramos garantir o máximo de segurança a todos os jogadores e funcionários, aqui dentro do CT. Já na entrada, todas as pessoas têm a sua temperatura medida. Fazemos um questionário e, na presença de qualquer indício de algum sintoma, essas pessoas são direcionadas a um consultório exclusivo, onde são avaliadas por um médico”.
Acompanhamento de familiares – “Estamos sempre atentos, também, à situação dos familiares dos funcionários e jogadores. Na presença de alguma situação adversa, procuramos entender e dar todo o apoio. Testamos essas pessoas para que possamos identificar, antecipadamente, qualquer situação de maior risco”.
Cuidados dentro da Cidade do Galo – “Dentro do CT, temos todos os cuidados como uso de máscara em todos os momentos em que existe contato em ambientes fechados, e toda a estrutura acompanhada de álcool em gel. Tomamos todos os cuidados preconizados para garantir a segurança de todos e ter um ambiente seguro”.
Testagem – “Antes dos jogos, todos os atletas e pessoas que vão para o estádio são previamente testados. Esses testes acontecem com uma frequência muito grande, o que nos permite acompanhar todo mundo e garantir, então, essa segurança para o grupo.