Jogo de ida da final às 16h no Maracanã
Flamengo x Atlético – 3 de novembro – 16h
Escala de arbitragem:
Fique de olho!
Galo na Copa do Brasil
O Atlético chegou à final da Copa Betano do Brasil após eliminar o Sport Recife (2×1), o CRB (5×2), o São Paulo (1×0) e o Vasco da Gama (3×2). É a quarta vez que o Galo consegue alcançar tal etapa da competição. Antes, havia sido finalista em 2014 (campeão), 2016 (vice) e 2021 (campeão).
Na história da competição, o Galo soma 35 participações de 36 possíveis (só não jogou em 1993). É o recordista no quesito, ao lado do Vitória. Ao todo, são 192 jogos, com 99 vitórias, 42 empates e 51 derrotas. Marcou 368 gols e sofreu 214.
Atlético x Flamengo aconteceu outras vezes na Copa do Brasil. Em 2006, o Galo foi eliminado após perder de 4 a 1 no Maracanã e empate sem gols no Mineirão. Em 2014, uma virada épica na semifinal, com derrota de 2 a 0 no Rio e goleada de 4 a 1 em casa. Em 2022, nas oitavas, o Atlético foi eliminado após vencer por 2 a 1 em BH e perder de 2 a 0 no Maracanã, com um segundo gol que não há prova de que a bola entrou.
O jogo decisivo do título de 2024 será na Arena MRV, domingo que vem, às 16h.
📡Transmissão em casa
A Esplanada da Arena MRV terá um evento em parceria com a Betano para a transmissão ao vivo do jogo de ida da final, no Maracanã. O torcedor do Galo poderá acompanhar a partida em telões instalados na área comum da casa alvinegra, a partir das 13h deste domingo. Haverá atração musical, venda de bebidas e alimentos e funcionamento do estacionamento.
🎙️Fala, Victor!
O Diretor de Futebol do Galo, Victor Bagy, concedeu entrevista coletiva na última quarta-feira, em Buenos Aires, após o Galo eliminar o River Plate e se tornar finalista da Copa Conmebol Libertadores. O dirigente falou sobre o trabalho desenvolvido pelo grupo sob comando de Gabriel Milito e a busca por esses dois títulos de grande importância ao Atlético.
“Acho que a equipe vem numa crescente, num momento no qual a confiança está muito alta. Sabemos das dificuldades que iremos enfrentar no Maracanã, serão tão ou mais altas do que vivemos aqui na Argentina. É aproveitar a confiança, mas virar a chave. Porque a gente viu que as vezes uma série se define no primeiro jogo, ou se encaminha bem, como foi contra o River. Todo cuidado, atenção e respeito, é um jogo que vale muito para gente”, afirmou.
Trabalho da semana
O Galo retornou da Argentina na quinta-feira, à tarde, após greve nos aeroportos até quarta-feira, um dia após o jogo diante do River Plate. Assim, foram dois dias de treinos na Cidade do Galo – sexta e sábado.
O DM liberou Matías Zaracho e Bernard para a utilização plena da comissão técnica. O argentino se recuperou de cirurgia de hérnia do esporte, feita no fim de agosto. Já o Cria tratava de lesão de ligamento colateral medial no joelho direito, sofrido no dia 25 de setembro, durante o jogo de volta das quartas da Libertadores contra o Fluminense.
Para a Copa do Brasil, Milito não pode utilizar Fausto Vera, Robert e Deyverson, por força do regulamento, que não permite um jogador participar da competição por mais de uma equipe. O volante atuou pelo Corinthians, o meia pelo Athletic, e Deyverson pelo Cuiabá.
Dados e estatísticas para Galo x Flamengo
Galo na Copa do Brasil:
Histórico de Galo x Flamengo
Um dos maiores duelos no futebol brasileiro começou em 1929, amistoso no extinto Antônio Carlos. Uma história quase centenária, perto dos 130 jogos entre alvinegros e cariocas. Pela Copa do Brasil, são seis partidas (2006, 2014 e 2022).
Na década de 1980, os dois clubes eram a base da seleção brasileira. Naquele ano, houve a decisão do Campeonato Brasileiro. O Atlético não foi campeão após ser prejudicado pela arbitragem. Lances de impedimentos mal marcados e expulsão no Maracanã. No ano seguinte, o jogo de pior performance de um árbitro na história do futebol brasileiro, naquele jogo desempate da Libertadores no Serra Dourada.
Ao longo desses anos todos, o Atlético encarou o Flamengo em outros mata-matas do Brasileirão. Mais recentemente, a última vez que disputaram um título, o Galo foi campeão da Supercopa do Brasil de 2022.
Alguns ídolos da história do Galo tiveram passagens pelo Flamengo, como Dadá Maravilha, Ronaldinho Gaúcho, Marques, Diego Tardelli e Sérgio Araújo.
💰Premiação da Copa do Brasil:
⚽Os artilheiros do Galo na Copa do Brasil
Os artilheiros do Galo no Século XXI
Retrospecto do Galo em 2024
Artilheiros de 2024:
LEIA MAIS! O raio-x completo dos 114 gols de Hulk pelo Galo!
Garçons de 2024:
LEIA MAIS! As 12 assistências de Scarpa em 2024
Mais jogos no ano:
Fotos: Pedro Souza/Galo
Siga o Galo nas redes sociais: @atletico